ricardo gadelha.

ator  11/08/1983

Ator e realizador, um artista multi-linguagem. 

Como ator, seu trabalho mescla o teatro popular, a comedia física e o audiovisual, desde 1998.

Em paralelo, Ricardo desenvolve pesquisa em arte educação desde 2003, ministrando em diversos centros de ensino cursos de Teatro e as oficinas “Pra Fazer Papel de Palhaço” (palhaçaria) e “Pra Subir Na Vida” (perna de pau).

No teatro, assina a direção dos espetáculos: “O Magnífico Vôo do Homem Pássaro” da Orquestra Voadora, “BoraBrincar!?” do Coletivo PernAlta e “Solo Protocolo”.

Como Ator, trabalhou sob a direção de importantes nomes como Naum Alves de Souza, Ricardo Waddington, Selton Melo, Felipe Rocha, Ernesto Picollo, Guida Vianna, Marcio Trigo, André Pellenz, Rudy Lageman (Foguinho), entre outros.

No audiovisual, Ricardo foi apresentador do docreality Cafish Brasil (MTV), que chegou a sua 3ª temporada em 2018, e atuou no longa metragem “Os Espetaculares”, com direção de André Pellenz e na série “Brasil Imperial” da Fundação Cesgranrio.

Como Orientador Artístico no projeto Ademar Guerra da Secretaria

de Cultura do Estado de São Paulo, atuou junto à Cia Fulô de Ubatuba. Integrou o Blue Man Group nos elencos de Nova Iorque e Boston.

Criou o projeto independente “Gadelha na Estrada” com o qual circula de forma independente com seus espetáculos e oficinas Brasil afora.

Fundou o Coletivo PernAlta, grupo dedicado à pesquisa da técnica das Pernas de Pau. Manteve por 10 anos a Oficina de Teatro Popular, em escolas do Rio de Janeiro e Niterói.

Atualmente atua como professor nos cursos oferecidos pelo SESC Rio e se dedica à montagem de seu monólogo autobiográfico “Paieternidade”.

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram