top of page
Ana Barroso Foto Página_edited_edited.jpg

ANA BARROSO.

atRIZ  17/04/1963  1,60

Nascida no Rio de Janeiro, iniciou sua formação no Teatro Tablado no final da década de 70. Aprofundou sua formação em oficinas com mestres como Phillipe Gaulier, Amir Haddad, Luiz Carlos Vasconcelos (Clown), Ron Daniels, Aderbal Freire Filho, Victor Olivares (voz), entre outros. Atuou em inúmeros espetáculos infantis e adultos.
Integrou, a partir de 1989, o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, sob a direção de Aderbal Freire Filho, participando de  montagens de grande relevância no cenário teatral carioca. Desde então, Aderbal continua sendo sua principal referência no teatro e parceiro em diversos projetos. Na década de 90 passa um período na Itália, trabalhando com o grupo Teatro Due Mondi, aprimorando suas técnicas de Clown e teatro de rua.


Ao longo dos últimos 30 anos desenvolve um trabalho voltado para o público infantil com a dupla de Clowns Lasanha e Ravioli, criando e produzindo um vasto repertório. Reconhecida pelo público e pela crítica especializada, a Companhia recebeu inúmeros prêmios e indicações. A dupla continua circulando e apresentando seu repertório em projetos pelo Brasil, além de ministrar oficinas de clown e commedia dell’arte. 

Participou de outras montagens teatrais com direção de Moacir Chaves, Rodrigo Penna, Ivan Sugahara, Fernando Philbert e Aderbal Freire Filho. Sempre esteve envolvida em projetos de circulação nacional e estadual com apoio do SESC, SESI, CAIXA Cultural, BR Distribuidora, CCBB, Oi Futuro, Rumos Itaú Cultural, FUNARTE, e outras instituições públicas e privadas.

Em 2010 produz e interpreta o monólogo Merci, de Daniel Pennac, com direção de Moacir Chaves, patrocinado pela Oi e FUNARTE através do Prêmio de Teatro Myriam Muniz. 

Em televisão, participou de inúmeros projetos publicitários e produções de teledramaturgia. Na Rede Globo fez, entre outros trabalhos, Verdades Secretas e O Outro Lado do Paraíso, ambas de Walcyr Carrasco, com direção de Mauro Mendonça Filho, A Dona do Pedaço, também de Walcyr, sob a direção de Amora Mautner e Nos Tempos do Imperador, direção de Vinicius Coimbra. Na Record TV participou de Terra Prometida, sob a direção de Alexandre Avancini e Jesus, sob a direção de Edgard Miranda. 

Participou da quinta temporada de Sob Pressão, série dirigida por Andrucha Waddington, produção da Conspiração Filmes. 

No Cinema atuou nas produções nacionais O Sonho de Rui, longa metragem dirigido por Cavi Borges e nos curtas metragens Através dos Sentidos, com roteiro e direção de Gilson Nascimento e, Chiaroscuro, roteiro e direção de Anna Israel. Em O Último Animal (Last Animal), contracenou com o ator português Joaquim de Almeida no longa-metragem dirigido por Leonel Vieira, uma co-produção Portugal-Brasil.

  • Instagram
  • Grey Vimeo Ícone
  • Facebook

Redes Sociais