Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Diego leo.
Ator, dançarino e cantor • 15/08/1996 • 1,84
Nascido em Tabatinga, interior do estado do Amazonas que faz fronteira com a Colômbia e com o Perú.
Em 2018 formou-se Bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Manaus. Mudou-se para São Paulo em 2021, onde fez o curso Intensivo de Atuação para Cinema e TV na Academia Internacional de Cinema (AIC). E no final de 2021 até o momento, tem se aprofundado nos estudos do método Lee Strasberg no Estúdio Estrela Strauss.
No cinema tem trabalhos como “Amém” (2015), dirigido por Bernardo Ale Abinader, diretor premiado na categoria Melhor Direção no 48º Festival de Gramado com o seu trabalho “O Barco e o Rio”. Também tem o projeto experimental “À Margem” (2021), com direção do próprio ator.
No cinema o longa-metragem “Ostras”, um projeto coletivo com direção de Pietro Teixeira. À convite, integra o elenco de “Notícias Populares”, série original do Canal Brasil, criada pelo jornalista André Barcinski e dirigida por Marcelo Caetano.
Ainda no audiovisual, coreografou os clipes “Céu Tropical” do cantor Dan Stump e “Your Crime”, da cantora UNNA (Evelyn Felix), além de ter atuado no videoclipe da música “Sóis”, da cantora Gabi Farias com participação da banda República Popular. Todos esses trabalhos lançados em 2021 e disponíveis no Youtube.
No teatro, tem larga experiência com peças para infância e juventude. Trabalhou em parceria com a Casa de Artes Trilhares, companhia teatral amazonense, com o espetáculo “O Pequeno Príncipe” (2015), com direção de Manuel Fagache, produção participante do 12º Festival de Teatro da Amazônia. O musical “A Bela e a Fera”, que fez turnê pelo interior do estado do Amazonas apresentando em cidades como Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Jutaí. Mais voltado para o Teatro Musical, fez parte do elenco de “Urinal, o Musical” (2017) e “A Caixa Mágica do Natal” (2020), ambos com direção de Matheus Sabbá, sendo esse último vencedor de três prêmios no 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional.
Além de trabalhos como ator, o artista também facilita oficinas de teatro. E desde 2016, faz parte do projeto social intitulado TriplicArt, com idealização de Lavoisier Clement, onde ministra oficinas de teatro para jovens indígenas da etnia Tikuna.