Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Erika riba.
atRIZ • 13/03/1974 • 1,72
Atriz, cantora e apresentadora, nascida em 1974 na cidade de Salvador (BA). Formada em Artes Cênicas na UNICAMP e, com 23 anos de carreira, tem em seu currículo espetáculos de teatro, musicais, filmes e participações em TV. Trabalhou com renomados diretores como Breno Silveira, Jorge Fernando, Aderbal Freire-Filho, Diego Morais, Vicente Amorim, Miguel Falabella, Gabriel Vilella, Karen Aciolly, Sérgio Módena, Sérgio Rezende, Andrucha Waddington e outros.
Em cinema participou, entre outros, dos longas metragens “A Divisão” dirigido por Vicente Amorim, “Fala Sério, Mãe!” com direção de Pedro Vasconcelos e “O Vendedor de Sonhos” com direção de Jayme Monjardim.
A atriz participou das séries “Dom” com direção de Breno Silveira, produção para a Amazon, “As Five” de Cao Hamburger para a Globoplay, “Dependentes” de Bosco Brasil com direção de Marco Altberg no Canal Futura, “Mulheres de 50” de Domingos Oliveira para o Canal Brasil, “Ilha de Ferro” de Afonso Poyart para a Globoplay, “Os Homens São de Marte” para o GNT, “A Divisão” de Vicente Amorim para a Globoplay e “Questão de Família” com direção de Sérgio Rezende para o GNT.
Entre as participações, estão as novelas “Órfãos da Terra”, “Verão 90”, “Segundo Sol” e “Orgulho e Paixão” da Globo, “Aventuras de Poliana” do SBT.
Seu último trabalho no teatro foi no espetáculo “O Menino das Marchinhas” com direção de Diego Morais. Em 2018 interpretou Frau Schmidt na superprodução musical “A Noviça Rebelde” com direção da dupla Moeller e Botelho, além do espetáculo “Vianinha conta: o último combate do homem comum” com direção de Aderbal Freire-Filho. Integrou o elenco protagonista de “Champagne e Confusão - Uma comédia politicamente incorreta” com direção de Fernando Philbert. Em “Vamp – o Musical” com direção geral de Jorge Fernando, interpretou a personagem Carmem Maura. Outros espetáculos em que atuou: “Bossa Nova em Concerto” com direção de Sérgio Módena, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos – o Musical” com direção de Miguel Falabella, “Chacrinha, o Musical” com direção de Andrucha Waddington e “A Arte da Comédia” com direção de Sérgio Módena.
De 2011 a 2013 produziu e protagonizou o show cênico “Paletó de Lamê – Os grandes sucessos (dos outros)”, que voltou aos palcos cariocas em 2017, alcançando grande sucesso de público e crítica.