Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Fernanda Vianna.
atriz • 06/01/1965 • 1,65
Fernanda Vianna integra o Grupo Galpão onde participou de espetáculos como “Romeu e Julieta”, “Um Molière Imaginário”, “Tio Vânia”, “De Tempo Somos” e “Outros”.
É graduada em fisioterapia e trabalha como preparadora corporal com várias companhias teatrais.
Em cinema atuou, entre outros, em "Moscou" "Meu Pé de Laranja Lima", "O Que se Move” e os recentes “Lodo” e “Fogaréu”.
Na TV participou das minisséries “Hoje é Dia de Maria",“Justiça” e do especial “O Natal de Rita” como a personagem-título.
Dirigiu os musicais infantis “Berenice e Soriano” e “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”. Ganhou prêmio de melhor bailarina em 1990 e os prêmios de melhor direção e produção SATED/MG por “Berenice e Soriano”, prêmios de Melhor Atriz no Festival de Fortaleza 1999 e também o Kikito de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Gramado em 2012 pelo filme “O Que Se Move”.
Site da atriz: https://www.oitis.com.br/fernanda-vianna