Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Francine Souza.
atRIZ • 01/06/1983 • 1,74
Paulista, formada em Interpretação pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro e em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas pela Laureate International Universities em São Paulo.
Aprofundou seus estudos em cursos de extensão na cidade de São Paulo: COGEAE/PUC – com especialização em Arte-Educação; Núcleo Experimental do SESI sob a coordenação de Maria Thaís; Dublagem com Márcia Gomes no estúdio Dubbing Mix e; Cinema no núcleo AP 43.
No teatro atuou em “ EstudoHamlet.com”, espetáculo dirigido por Cacá Carvalho, recebendo a indicação como Atriz Revelação pela personagem Gertrudes em 2011. Com direção de Johana Albuquerque, atuou na peça "Em Abrigo" no ano de 2016.
Seus trabalhos na TV incluem a protagonista da série de TV “C&D”, exibida pelo canal PlayTV; as novelas “Chiquititas” e “Carrossel”, ambas do SBT; o programa “Norma” com Denise Fraga da TV Globo; a minissérie “Marcas da Vida” da Record TV; o programa “Os Impedidos” da TV Gazeta e; o seriado “A Vida de Rafinha Bastos” exibido pela Fox.
Como creator encabeçou dois canais no Youtube: “Deixa De Ser Amadora” – produção vencedora do 1º lugar com o prêmio “Ikesaki Desafio Black Friday” - e “Elas Por Elas”, um canal de comédia com situações femininas. Francine também atua como
Apresentadora e Mestre de Cerimônias.
No audiovisual participou do telelonga "A Grávida da Cinemateca", com direção de Christian Saghaard e exibido pela TV Cultura em 2015. Interpretou a protagonista do longa metragem “Fluidos”, dirigido por Alexandre Carvalho em 2010. Com a personagem Rosa, a atriz integrou o elenco do longa-metragem “Libertos”, com direção de Jefferson Nali. Por este trabalho Francine recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema FICC na edição 2018.
Seu último trabalho no audiovisual é a série premiada “Segunda Chamada”. Dirigida por Joana Jabace, a história da sua personagem trará a questão da violência contra a mulher retratada por Dora, namorada do ator Otávio Muller na trama.
https://www.francinesouza.com.br