Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
júlia Gama.
atRIZ • 14/03/1986 • 1,70
Formada em Artes Dramáticas pelo Teatro Escola Macunaíma em 2016.
Seguiu seu aprimoramento artístico através de estudos de Interpretação para TV e Cinema na Escola de Atores Wolf Maya, na Academia Internacional de Cinema e com os preparadores de elenco Christian Duurvoort, Paloma Riani, Luiz Antonio Rocha e Luciana Canton. No campo teatral, estudos na Oficina de Palhaçaria “Pra Fazer Papel de Palhaço” com Ricardo Gadelha e o curso “O Ator e a Tragédia Grega”, com Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes.
Também integrou o Grupo de Cinema AP43, sob coordenação e direção de Nara Sakarê.
Participou de montagens teatrais como trabalhos acadêmicos e protagonizou o curta metragem “O Ano em que o Sol Morreu”, de Daney Carvalho.
No Cinema, protagonizou o longa-metragem "Libertos, o Preço da Vida", com direção de Jefferson Nali, produção pela qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz na 6ª edição do FICC - Festival Internacional de Cinema Cristão em 2018.
A atriz tem especialização em Dublagem pela Central DuBrasil e grande fluência nos idiomas Inglês e Espanhol, por ter estudado um ano em Sevilha (Espanha).