Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
leo senna.
ator • 07/07/1974
Leo Senna é ator, dançarino, cantor, acrobata e coreógrafo.
Iniciou sua formação teatral no O Tablado com Sura Berditchevsky e participou de oficinas e workshops com Sérgio Britto, Bia Lessa, Moacyr Góes, Leon Góes, Cacá Carvalho e Charles Möeller.
Com workshops com os preparadores Sergio Penna, Joana Lebreiro e Antonio Amâncio, complementou seus estudos em TV e Cinema.
Formado também pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, integrou a Intrépida Trupe, companhia de teatro, circo e dança por treze anos. Criador e coreógrafo dos principais trabalhos da companhia, se apresentou no Brasil e em festivais internacionais. Ainda como coreógrafo, trabalhou por quatro anos ministrando workshops para companhias de dança na Finlândia, Portugal, Bélgica e Dubai. Como coreógrafo no carnaval, começou com Joãozinho Trinta na Acadêmicos do Grande Rio e desde então vem assinando coreografias de carros alegóricos e alas para: Mangueira, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, União de Ilha e Vila Isabel. Assinou a coreografia da Comissão de Frente da Portela - escola campeã de 2017 - sob a regência do carnavalesco Paulo Barros.
É professor de acrobacia aérea aonde ensina técnicas de trapézio e tecidos.
No teatro atuou no infanto juvenil "Lá Dentro Tem Coisa" com texto de Adriana Falcão e direção de Renato Linhares e em “Zumbi, Um Sonho de Revolução”, espetáculo apresentado em 2013 no International Festival of Leiscester, Inglaterra, com direção de Renato Rocha.
Atualmente está em cartaz com o musical “Meu Destino é Ser Star – Ao Som de Lulu Santos” com direção de Renato Rocha. No período entre 2014 e 2018, Leo participou dos musicais "Ayrton Senna, O Musical” com direção de Renato Rocha; “ Vamp, O Musical” com direção de Diego Morais e geral de Jorge Fernando; " Elis, O Musical" interpretando Mièle e dirigido por Dennis Carvalho; "Chacrinha, O Musical" com direção de Andrucha Waddington; “Barbaridade” dirigido por José Lavigne e Alonso Barros e "O Grande Circo Místico" com direção de João Fonseca.
Participou de episódios das séries “Questão de Família” (GNT) com direção de Sérgio Rezende; "O Mecanismo" (Netflix), dirigida por José Padilha e; “Os Valentins – 1ª temporada” (Gloob) com direção de Calvito Leal e Duda Vaisman. Em novelas da Rede Globo: “Além do Horizonte”, “Avenida Brasil” e o programa “Força Tarefa”.