Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
luana
CAMALEÃO.
atRIZ • 11/08/2000
Iniciou no teatro aos 12 anos no curso de Montagem Teatral da Casa de Teatro de Porto Alegre, totalizando três anos de aulas e 06 apresentações. Na sequência fez um ano de Atuação para Audiovisual na mesma instituição.
Atualmente está cursando a faculdade Escola Superior de Artes Célia Helena, com término previsto para o final de 2020.
Para ampliar conhecimento participou de alguns cursos livres tais como: Curso de férias da Escola de Atores Wolf Maya e Curso de férias de Interpretação para Câmera da Academia Internacional de Cinema, ambos em São Paulo. Também participou do workshop “Ator Consciente” ministrado pela coach Estela Albani e do workshop “O Intérprete e a Comunicação do Texto” apresentado pela atriz Denise Fraga. Participou do curso extensivo de atuação para a câmera no Atelier Cênico, conduzido pela atriz e preparadora Luciana Canton e experienciou o curso intensivo sobre o método Lee Strasberg com exercícios de Augusto Fernandes, conduzido pela atriz e preparadora de elenco Estrela Straus. Além de participar da Imersão em Técnica de Atuação Meisner, apresentada pela atriz Samantha Maneschi.
Em 2019, inicia sua experiência profissional fazendo parte do elenco secundário da série “Boca a Boca” dirigida por Esmir Filho e produzida pela Gullane Entretenimento e de “Os Ausentes, série
produzida pela Panorâmica Filmes, direção de Carol Fioranti e Raoni Rodrigues. A série "Boca a Boca" estreou em 2020 na Netflix e "Os Ausentes" ainda será lançada no TNT assim como "As Five", série que será lançada no Globoplay em que Luana também fez participação.