Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
maíra .
atRIZ • 20/6/1991 • 1,72
A atriz e cantora carioca Maíra Garrido nasceu em Junho de 1991.
Bacharel em Canto pela UniRio, fez o curso técnico para formação de atores da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e além de desenvolver carreira como cantora e atriz, também é professora de anto e preparadora vocal de atores.
A estreia profissional em teatro foi sob a direção de João Fonseca, com a personagem Mãezinha em “Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu” (2016).
Em 2017 atuou no espetáculo feminista “Eu - Quase - Morri Afogada Várias Vezes”, no qual assinou as composições e a direção musical. Em 2019 subiu aos palcos no Rio de Janeiro e em São Paulo integrando o elenco de “Menines”, sob a direção de César Augusto e Marcia Zanelatto. A peça, que aborda o tema da diversidade de gênero, contou com composições e direção musical da atriz.
Em 2022integrou o elenco do musical "Legalmente Loira", interpretando Paulette, sob a direção de Victor Maia e também subiu no palco com o espetáculo "Molière", tendo como parceiros de cena os atores Renato Borghi e Matheus Nachtergaele, numa produção dirigida por Diego Fortes.
No cenário audiovisual atuou no curta-metragem “Ainda é Cedo”, com direção de Ana Cláudia Ferreira (2017); “Vó, a Senhora é Lésbica?”, curta dirigido por Larissa Lima e Bruna Fonseca (2018); a webserie “Marotos – Uma História”, interpretando a personagem Mulher Gorda, com episódios disponíveis no Youtube e; em 2022 gravou participações nas séries "A Vida Pela Frente", com direção de Leandra Leal e Bruno Safadi e "Cilada" de Bruno Mazzeo.
Na música, integrou o grupo "Mulheres de Holanda"e foi vocalista da Em sua carreira solo como cantora e compositora, acaba de lançar o single “Cada não seu”, música e letra de sua autoria, disponível nas plataformas digitais (Youtube, Spotify, Deezer e Instagram).