Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
victor salomão.
ator • 26/06/1993 • 1,84
Nascido em São Paulo, Victor é ator e publicitário.
Formado pelo Teatro Incenna e também Bacharel em Publicidade e Propaganda, pelo Centro Universitário Nove de Julho. Integrou a 18ª turma do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP 2019 e o Núcleo TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) em 2018.
Atuou na 2ª temporada da premiada série “Segunda Chamada”, produzida pela O2 Filmes e transmitida pela Rede Globo vivendo o personagem “José Leonardo”. Esteve também na série “Os Ausentes”, da TNT, com direção de Caroline Fioratti e Raoni Rodrigues, ainda a ser lançada.
No cinema participou do curta “Campo Minado”, dirigido por Jessica Teleze, produção selecionada para festivais internacionais como: Festival Internacional da Unicef, The Lift-Off Sessions e Raleigh Studios (que pertence a Hollywood) e Festival Lisbon Film Rendezvous entre outros.
Em teatro participou de projetos que priorizam a pesquisa e a criação coletiva como: Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP e o Núcleo TUSP onde participou do espetáculo “Fausto”,
dirigido por René Piazentin. Fez oficinas com os diretores Marcos Damasceno e Rafael Truffaut além de cursos de interpretação para cinema com Angélica di Paula e Rogério Troiani. Durante sua formação teve vários professores e orientadores artistas: Isabel Teixeira, Rosana Stavis, Antônio Salvador, Diego Moscovitch, Camilo Schaden, Samira Brandão, Ana Júlia Marko, Jean Pierre Kalatrianos e Leonardo Antunes (Cia Balagan) entre outros. Em 2020 participou do Workshop da TV Globo com a preparadora de elenco Isabella Secchin e do Curso de Atuação para Câmera com Luciana