Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
vitor hugo guimarães.
ator • 19/06/2001 • 1,73
Iniciou sua carreira artística no curso de Interpretação para TV e Cinema, na Academia Vita de atores. Em seguida entrou no curso livre de improvisação O Tablado, no qual já participa desde 2016. Passou também pela Nova Escola de Teatro, onde fez o curso profissionalizante de atores e alguns workshops.
Ao longo desse caminho teve aulas com Cico Caseira, Cacá Mourthé, Cláudio Handrey, Andreia Fernandes, Júlio Adrião, William Vita, Leandro Moura, entre outros.
No Tablado, Vitor Hugo é idealizador da oficina “O Tablado Tá Na Rua”, inspirado no clássico Grupo Tá Na Rua, de Amir Haddad.
No teatro participou dos espetáculos "Camaleão e as Batatas Mágicas", com direção de Cacá Mourthé e Julia Stockler; "O Mistério de Anita Lacirema", com direção de Gabriel Mazotte; "O Boi e o Burro no Caminho de Belém" dirigido por Cacá Mourthé.
Já no audiovisual, começou como elenco de apoio na novela infantil "Gaby Estrella" com direção de Cláudio Boeckel, no canal Gloob. Fez também uma participação na minissérie "Dois irmãos", do diretor Luiz Fernando Carvalho, na Rede Globo. No cinema, Vitor Hugo deu vida ao personagem Luca no longa metragem “Almost in Love”, uma coprodução Brasil-Argentina com direção de Leonardo Brzezicki ainda para ser lançada.