Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
wesley schmitt.
ator • 16/02/1996 • 1,82
Iniciou seus estudos na dança aos 09 anos de idade, em grupos de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), cidade onde nasceu. Na mesma cidade, frequentou a SCAR (Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul) onde começou seus estudos em Atuação. A partir dos 16, estudou Ballet Clássico e Dança Contemporânea e através do Projeto Wald Oliveira Dança e Cia, participou de diversos espetáculos incluindo premiações em festivais como o de Dança de Joinville.
Se muda para São Paulo em busca de aprimoramento na atuação e na dança. Em 2016, foi o principal bailarino principal no espetáculo “Peter Pan” da Escola Cia das Artes.
Entrou para o mundo da moda, onde participou de desfiles em duas edições da Casa de Criadores além de diversas campanhas publicitárias.
Em 2018, se forma em Atuação e Direção para TV, Cinema e Teatro na Latin American Film Institute (L.A. Film). Também fez oficinas com o ator e diretor Ciro Barcelos e com Marcio Rongetti, este último, professor de grandes artistas da atual cena do Teatro Musical do país. Fez parte do elenco de diversos curtas-metragens, alguns produzidos na L.A. Film, e também de outros projetos em cinema com diretores independentes.
Em 2019 foi convidado para fazer uma participação especial na
novela “As Aventuras de Poliana” no SBT, onde interpreta o personagem Jerry. No mesmo ano, filma sua participação em “Todxs” produzida pela Paranoid Filmes, série lançada em 2020 na HBO.
Atualmente o artista se dedica às aulas de canto e violão, instrumento que toca há algum tempo.